Quando falamos sobre energia solar, muitas pessoas imaginam que se trata de uma realidade distante e difícil de ser alcançada – afinal, essa tecnologia é relativamente nova, se comparada com o sistema convencional de fornecimento de energia. A energia solar era pouco divulgada há 10, 15 anos, mas, hoje em dia, ela está em alta, mais do que nunca.
A responsabilidade ambiental é um dos fortes motivos que trouxeram a energia solar em pauta. Os recursos naturais estão se esgotando, e está na hora de falarmos sobre alternativas mais sustentáveis para preservar o meio ambiente e continuar usufruindo de tudo que ele oferece. É aí que surge a energia solar. O Brasil é um país muito bem localizado, com quase todo seu território em região tropical, e recebe incidência do sol o ano inteiro – logo, torna-se o país perfeito para adquirir um sistema fotovoltaico.
Tendência que vem crescendo
O mercado de energia solar no Brasil é uma tendência que só vem crescendo com os anos. Muito pelo fato de ser uma área pouco explorada e estar ganhando visibilidade agora, mas também por conta da posição do país em relação a outros lugares.
Em 2018, o sistema de energia fotovoltaica representava menos de 1% de toda a energia distribuída no Brasil, com cerca de 40 mil sistemas instalados. No entanto, a previsão é que, em 2024, esse número chegue a um milhão de imóveis utilizando energia solar. Nunca se viu tanto crescimento quanto atualmente, e todos os atributos colaboram para essa popularização.
Os números parecem promissores agora, pois, desde 2016, o crescimento da energia solar simboliza em torna de 400%, em comparação aos anos anteriores e ao número de sistemas instalados por todo o país. Isso se dá porque é uma tecnologia muito recente – apenas em 2012 esse tipo de sistema particular foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Se fizermos um parâmetro dessa contabilidade, o crescimento foi gigantesco.
O fator meio ambiente é significativo para que as pessoas se tornem adeptas à energia solar, mas não é a única vantagem – a redução de custos e a valorização do imóvel, por exemplo, influenciam diretamente no bolso do consumir, e representam uma economia considerável que vale a pena ser analisada.
Os equipamentos de instalação e conversão de energia solar para residências vem se tornando cada vez mais barato, por conta da adesão e a tecnologia que, antes, era novidade, mas agora se torna cada vez mais popular. Uma vez feita a instalação, o retorno financeiro do investimento diminuiu de 10 anos para uma média de 5 anos – ou seja, você recupera o que investiu em apenas alguns anos, enquanto a duração do sistema de energia solar atinge, no mínimo, 25 anos.
Gerar sua própria energia elétrica através de um recurso inesgotável, gastando pouco e ainda ajudando o meio ambiente – se tornou a fórmula perfeita para um mercado promissor e crescente interesse da população.
Por que investir agora?
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa norueguesa de pesquisa energética DNV GL, até 2050, espera-se que a energia solar fotovoltaica represente 40% de toda a energia elétrica distribuída no mundo. Essa expectativa se deve às condições climáticas, que pioram a cada dia, e buscar pelas alternativas é a melhor saída. Mesmo assim, ainda que venha crescendo, a procura pelo sistema de energia solar não é tão grande quanto se espera – isso se deve, principalmente, pela falta de incentivo e de informações sobre esse mercado.
Adquirir seu próprio sistema de energia solar reúne grandes vantagens, pesando todos os benefícios e comparando com o sistema convencional de distribuição que utilizamos atualmente. Muitas informações ainda estão sendo divulgadas e ganhando notoriedade – por exemplo, diversas instituições bancárias oferecem financiamento para a compra do sistema fotovoltaico, com negociação de prazos flexíveis para a necessidade de cada cliente. Felizmente, novas visões estão sendo apresentadas ao imaginário popular, que hoje, mais do que nunca, considera a opção da energia solar em suas casas.
Por isso, agora é o momento perfeito para investir nesse mercado.
O crescimento do sistema de energia solar, somado à tecnologia que vem se tornando popular, baixou consideravelmente os custos para adquirir os equipamentos. O aumento da procura por essa alternativa fez crescer o número de profissionais qualificados para instalação e manutenção, garantindo uma equipe técnica para atender suas necessidades.
No futuro, a grande demanda e popularidade poderão fazer os preços subirem, especialmente se a energia solar for alternativa escolhida para superar os meios de distribuição tradicionais. O verdadeiro potencial da energia solar no Brasil ainda não foi alcançado, mas investidores privados já estão se manifestando para começar a aplicar nesse setor.
Investir em energia solar agora significa se tornar pioneiro em uma iniciativa que só vem crescendo. Futuramente, a valorização será muito maior que nos dias atuais – inclusive a valorização econômica de imóveis que apresentam sistema fotovoltaico é comprovadamente maior.
Formas de investimento
A facilidade de investimento em energia solar nunca foi tão grande. Como mencionado, a possibilidade de financiamento de instituições bancárias já é uma realidade, enquanto os custos de instalação e manutenção são mínimos.
Além disso, a produção de energia solar pode ser usada de várias maneiras. Existe a opção de instalar um único sistema de energia para uma série de consumidores, como, por exemplo, em um condomínio, onde todas as residências usufruem da mesma distribuição.
Uma das maneiras de utilizar o sistema de energia solar, que está se tornando bastante popular, é o autoconsumo. Como a incidência de sol no Brasil é muito alta, é possível estocar e armazenar energia e não gastá-la. Com isso, você pode utilizar esses créditos energéticos em outra residência que esteja em seu nome – por exemplo, em uma fazenda ou casa de praia, aumentando, ainda mais, a economia com um único sistema de conversão fotovoltaica.
As oportunidades são muitas, especialmente no momento em que estamos vivendo agora, de inovação e popularização dessa energia. É o momento perfeito para investir em seu próprio sistema fotovoltaico, que, além de ser resistente, durável e trazer uma energia limpa, também irá ser muito valorizado no futuro, deixando quem ficou em dúvida para trás.